A procura sobre procedimentos e prazos para obter a cidadania de outro país está cada vez maior, mas nosso foco aqui é com relação especificamente a cidadania italiana de forma que nossas orientações e esclarecimentos serão especificamente sobre ela.
Uma das grandes dúvidas para quem está em busca de sua cidadania italiana é: quanto tempo demora? O que preciso fazer? Por isto trago a vocês um pouco mais de informações sobre esta importante demanda, sonho de vida de todos que procuram nossa qualificada prestação de serviços.
O tempo para concluir os pedidos administrativos para obtenção da cidadania via consulados italianos no Brasil é bem diverso e depende em qual deles será apresentado o pedido. Esclarecendo que ele deverá ser apresentado no consulado que o Estado onde você reside está jurisdicionado.
Assim, dependendo de onde resida, obter a cidadania italiana de forma administrativa poderá demorar anos. Mas aí você me pergunta: por quê tudo isso?
O período de tempo dependerá de onde vai ocorrer o seu reconhecimento – Brasil ou na Itália e de que forma poderá ocorrer a obtenção – de forma administrativa ou somente via processo judicial perante o Poder Judiciário italiano.
Se for no Brasil, via consulados e dependendo daquele que abrange o Estado de residência do interessado, o prazo pode variar de 12 meses até 12 anos, podendo ser até mais, por conta da imensa fila de espera e da dificuldade de obter o agendamento, que é o momento em que comparecerá levando toda a documentação exigida a fim de que seja analisada. Já na Itália, com a alteração ocorrida em
novembro/2018 na legislação italiana, os Comuni (municípios) têm o prazo de até 48 meses para concluir os pedidos de cidadania.
Existem dois tipos de processos: o via administrativo e o via judicial. Mas, em geral, eles dependem de algumas etapas:
Um fato que auxilia na rapidez desses processos é já ter todos esses documentos (certidões) guardados, precisando solicitar somente a segunda via atualizada e na modalidade de inteiro teor junto aos cartórios de registro civil. Quando ainda é preciso pesquisar para descobrir quais são os parentes na linha direta (ascendentes) e onde estão as certidões de nascimento, casamento e óbito, o tempo se estende. Fora isto, ainda existe o documento importantíssimo que é a certidão de nascimento do italiano de sua linhagem hereditária, denominado de dante causa.
Para apresentação de pedidos de obtenção de cidadania italiana seja de forma administrativa ou judicial é obrigatória a apresentação de todas as certidões (nascimento, casamento e óbito) desde o italiano até chegar ao interessado, as quais deverão ser traduzidas ao idioma italiano e apostiladas, que é a forma internacional de demonstração da legalidade de um documento, serviços estes que prestamos com muita competência, profissionalismo e ética.
Enfim, se pretende a obtenção da sonhada cidadania italiana para si e sua família, o que certamente lhes proporcionará uma mudança de vida, o cuidado na busca da documentação necessária e seu preparo correto para apresentação ao governo italiano deverá ser com todo cuidado e zelo a fim de que não perca tempo e nem dinheiro, o que temos observado ter sido, infelizmente, comum, aos que “acham” ser simples os procedimentos ou buscam serviços de pessoas inabilitadas como “despachantes” e, na sua grande maioria das vezes, tem seu pedido negado, causando enorme frustração.
Nós somos banca de advogados especializados na matéria, com escritório profissional na cidade de Vila Velha/ES e, assim, com muita credibilidade e ampla carteira de clientes que já tiveram a satisfação de obter a cidadania italiana, o que nos enche de orgulho e satisfação.