Existe um processo por vezes longo antes de solicitar a sua cidadania italiana: a descoberta dos seus antecedentes que nasceram no país, a construção da árvore genealógica da sua família para ver se você realmente tem o direito de solicitar a cidadania e separar os documentos.
Depois de tanto trabalho e histórias descobertas através dessa trajetória, chegou a hora de fazer a solicitação. Entretanto, quais são os documentos necessários para fazer o pedido de cidadania?
O primeiro passo que deverá ser feito é reunir todos os documentos (certidões) que a sua família tem disponíveis. Eles serão essenciais para a comprovação da origem de sua linhagem genealógica e o primeiro passo para que seu sonho de obter a cidadania italiana torne-se realidade.
É bom saber que os documentos que serão necessários podem depender da construção da árvore genealógica da sua família. Por isso, é muito importante que você já tenha feito ela. Além de ajudar a encontrar suas origens italianas, você aprenderá mais sobre a sua família e seus parentes!
As certidões necessárias para o reconhecimento da cidadania italiana são:
Esses documentos deverão ser desde o(s) ascendente(s) italiano(s) até chegar ao interessado que deseja a cidadania, passando por todas as gerações e em linha reta. Ainda, dependendo do caso da sua família, poderá ser necessário a CNN. Ela é a Certidão Negativa de Naturalização onde prova que o italiano, origem de toda a família, apesar de morar no país, não se naturalizou brasileiro.
Sabemos como pode ser difícil encontrar toda a documentação necessária para fazer o pedido, especialmente quando o parente viveu e casou na Itália, deixando todos os seus documentos no país ou que estão esquecidos a muito tempo no fundo do baú.
Fique tranquilo! Nós também prestamos este serviço de análise das certidões italianas, sua expedição e envio até nós no Brasil.
Agora, uma dúvida que pode surgir: o que você precisará que as certidões necessárias contenham? Algumas tem mais informações que as outras, mas as primordiais são:
É normal caso uma certidão tenha mais informações que a outra e isso é ótimo para você! Quanto mais informação sobre a sua descendência italiana, melhor para conseguir a sua cidadania.
Entretanto, você não pode apresentar os documentos de qualquer forma. Eles devem estar no formato “Inteiro Teor”. O que seria isso? É uma certidão que contém todas as informações e anotações contidas no livro do registro civil. Sendo assim, é a versão completa de todos os documentos com todos os dados necessários e existentes, inclusive erros de grafia.
Para conseguir o documento, é só entrar em contato com um cartório para saber sobre as exigências necessárias para a emissão do documento.
Está com tudo em mãos agora!! Chegou a hora de solicitar a sua cidadania italiana então!