Agora que você obteve sua cidadania italiana, o que fará com ela? Como um cidadão europeu agora viajar para a Europa será mais fácil, mas, você terá direitos dentro da Itália também e poderá exercê-los se quiser.
Com o direito de ir e vir da Europa, sem preocupações com o visto, já é uma liberdade para poucos. Se mudar para algum país é mais fácil também, sem contar com as diferenças de preço nas escolas e universidades, e a maior facilidade para encontrar um emprego.
Entretanto, se você não mora na Itália, mas possui a cidadania, é necessário saber os seus direitos em relação ao país.
Primeiramente, não é necessário saber a língua nativa da Itália (à exceção de pedidos de naturalização). No entanto, é interessante saber o básico sobre o Estado como sua legislação, a geografia do território e toda a história que levou a Itália ser o que é hoje. Assim, além de saber o básico da língua, a integração com os nativos poderá ser mais fácil em um futuro.
Diferentemente do Brasil, o alistamento militar não é mais obrigatório desde 2005 e votar nas eleições é um direito, mesmo que você não more lá, mas não é obrigatório. Todos os italianos têm a escolha de voto, caso desejem ou não votar nos representantes desejados.
Ainda, os impostos serão arrecadados conforme o país que você resida. Caso esteja morando na Itália, o governo italiano receberá os seus impostos e caso viva no Brasil, mas tenha a cidadania, os impostos serão direcionados para o governo brasileiro.
Uma coisa interessante para aqueles que têm a cidadania é que, mesmo os italianos que residem no Brasil, podem receber aposentadoria dos dois países se contribuírem na Itália também.
Algo que os italianos residentes no Brasil não podem esquecer é de atualizar o seu Cadastro Consular AIRE, com as informações primordiais contidas no formulário, como estado civil e endereço, por exemplo. Isto é Obrigatório!!!!
Enquanto a União Europeia existir, os brasileiros com cidadania italiana podem aproveitar de seus direitos na Itália e até mesmo em outros países!