O processo para requerer a cidadania italiana para seus filhos menores de 18 anos e diretos de cidadão italiano pode ser um pouco mais simples e até mesmo, mais rápido.
Para menores de 18 anos, filhos diretos de cidadãos italianos, o reconhecimento da cidadania italiana é automática, ou seja, não é necessário se agendar ou entrar na fila do Consulado e aguardar por vários anos pelo seu reconhecimento oficial e nem mesmo entrar no pedido em Comune na Itália.
Normalmente, este procedimento por consulado tem prazo médio de conclusão em cerca de 180 dias e por norma italiana, mas como este processo é feito? Através de uma comunicação ao Consulado Italiano se apresenta a certidão de registro civil de nascimento da criança menor de idade traduzida ao idioma italiano e apostilada, a qual será encaminhada para a Comune italiano onde os seus pais foram registrados.
É de extrema importância que o cadastro dos pais no AIRE – Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero, esteja sempre atualizado com as informações atuais e verdadeiras sobre eles, sem o que o procedimento do registro do filho menor não poderá se concretizar.
Diferentemente no Brasil, caso a cidadania seja solicitada diretamente na Itália, os pais da criança devem entregar a certidão de nascimento do filho ao Comune, também traduzidas e apostiladas. Esta forma pode ser um pouco mais simples, pois não é necessário o pagamento de nenhuma taxa consular e muito menos a presença da criança em questão.
Caso o processo seja feito no Brasil mesmo, não precisa se preocupar com valores exorbitantes como normalmente é cobrado dos maiores de idade. Em comparação aos processos normais e demorados, o valor é mais baixo do que o normal.
Entretanto, para os filhos maiores de 18 anos, o processo é diferente e sofre com mais burocracia, além do tempo de espera ser maior e de necessidade de pagamento de taxa consular específica. Eles devem seguir os padrões normais de quem solicita a cidadania, podendo iniciar aqui no Brasil ou diretamente na Itália.
O pedido de cidadania administrativa no Brasil, para os maiores de 18 anos e dependendo do consulado onde será apresentado, poderá demorar alguns anos.
Se o seu filho está para fazer 18 anos, o ideal é dar início ao processo o mais breve possível, para que não perca o processo privilegiado que ele tem por ser menor de idade.
Caso tenha dúvidas ou esteja tendo dificuldades para acertar toda a documentação necessária, inclusive atualização no AIRE, a Fioret Cidadania Italiana está pronta para te ajudar! Nós prestamos serviços de consultoria e assessoria orientando o interessado sobre todo o processo e os documentos que serão necessários.
É importante ressaltar que as certidões de nascimento serão fundamentais no pedido para obtenção da cidadania italiana para os seus filhos. Para isso, fique atento nas dicas que temos em nossos últimos posts!
No caso dos menores de idade, a certidão de registro civil de nascimento deverá estar válida e devidamente traduzida e apostilada, para que o registro seja feita de forma efetiva e a cidadania concedida. Após serem considerados cidadãos italianos, os menores poderão solicitar os seus passaportes e documentos necessários.
Já está com tudo em mãos? Aproveite logo para obter a cidadania do seu filho de forma direta, fácil e rápida!
Veja como iniciar o processo de apresentação do pedido de cidadania aqui!