Antes de tudo é necessário saber se você tem um parente que tenha a cidadania italiana e que não seja naturalizado. Para isto você pode começar montando a sua árvore genealógica para entender melhor a origem de sua família.
É muito importante que você envolva os seus parentes nisto! Converse com eles, tire suas dúvidas, procure fotos e documentos sobre o seu passado para entender e conhecer melhor o seu lado italiano e sua origem.
Caso os documentos encontrados e as conversas com seus familiares não tenham sido suficientes, não se preocupe. Você pode procurar pelos seus sobrenomes, dos seus pais e avós para saber se eles dão direito a cidadania ou não e caso não consiga nós prestamos também este serviço para lhe facilitar.
Para isto você pode entrar no site Cognomix. Apesar de estar em italiano, o que pode dificultar um pouco a sua busca, estamos aqui para facilitar a sua vida: é só colocar o sobrenome em questão na janela escrita “cognome” e clicar na lupa. Pronto! Agora, é só ver de algum dos sobrenomes aparece dentro do mapa da Itália, indicando a região de origem, e você poderá ir em busca do seu direito.
Uma dica muito importante e que pode fazer diferença na sua pesquisa: o sobrenome de origem italiana pode ter sofrido alterações conforme gerações, devido a influência brasileira hoje presente. Por isso, caso não ache de primeira, dobre consoantes ou troque o “o” pelo “a”, por exemplo.
Descobriu que seu sobrenome realmente é italiano? Parabéns! Está na hora de acertar a documentação necessária para solicitar a cidadania. Para isso, será necessário examinar documentos antigos, como a certidão de nascimento dos seus avós, serviços estes que igualmente prestamos com muito profissionalismo.
Através da certidão de nascimento brasileira você consegue informações sobre seus avós também, que poderá ajudar na pesquisa dos antecedentes antes deles. Quanto mais dados recolhidos, melhor!
Ainda, para te ajudar mais em sua pesquisa você pode procurar nos acervos públicos disponíveis em várias cidades do Brasil. Assim, você consegue pesquisar melhor sobre os imigrantes que vieram para o país na época que a imigração estava com grande movimentação.
É importante lembrar que a descendência pode ser passada de geração em geração sem problemas, diferente de antigamente que existiam regras de acordo com o gênero da pessoa. Homens podem passar a cidadania para frente normalmente, mas as mulheres somente para filhos nascidos depois de 1948, quando conquistaram esse direito.
Você tendo um parente italiano, vá atrás da sua cidadania! Apesar da burocracia e da fila de espera nos consulados italianos no Brasil, vale muito a pena e poderá fazer diferença no seu futuro e de sua família.
Agora que você já sabe se tem direito a pedir a cidadania italiana, clique aqui e veja como montar sua árvore genealógica!