Antigamente o objetivo era ir para os Estados Unidos, mas hoje as coisas mudaram e vemos que o foco principal é a Europa.
Agora, como é o processo para se mudar para a Europa de forma legal? Antes de tudo, é preciso refletir sobre o que você deixará para trás. A cultura é diferente da brasileira, um novo círculo de amizades deverá ser feito, a saudade da família vai apertar e a busca por trabalho será grande.
Entretanto, se este é o seu objetivo, estes obstáculos poderão ser difíceis de lidar no início, mas com o tempo, a distância já não é mais um empecilho em sua vida.
Com isto em mente, chegamos na parte burocrática da mudança. Após escolher o lugar que você está pronto para que seja a sua nova casa, é necessário entrar no site do consulado do país localizado no Brasil e saber mais sobre a documentação que será necessária para o tempo que ficará no país.
Normalmente, os documentos mais solicitados pelos países são:
Lembrando que cada país tem suas especificações e regras e, caso já tenha a cidadania de algum país, pode facilitar muita a sua vida para quando for se mudar para o continente europeu.
Um conselho para quem precisará de vários documentos para que consiga a aprovação do visto: procure um especialista. Eles já entendem toda a burocracia e poderá te orientar da melhor forma para que a sua mudança seja um sucesso!
Depois de resolver a parte burocrática, chegou a hora de decidir onde você viverá pelos próximos meses ou até anos. Caso fique menos tempo e queira conhecer novas pessoas, dê preferências para hostels devido ao seu preço. Agora, caso a mudança seja algo mais duradouro ou permanente, você pode alugar um apartamento, disponível em diversas plataformas como o Airbnb, por exemplo.
Imagino que no momento esteja batendo uma dúvida sobre os gastos que você terá durante o processo até o dia que chegará no país escolhido. Realmente, os gastos podem ser altos por estar se tratando de uma mudança, mas para que não fique perdido, existem sites que podem te ajudar com isso, como o Numbeo. Eles irão te auxiliar com os possíveis gastos e é sempre bom ter uma margem de 20% a mais do que o planejado.
Por fim, algumas dicas que podemos te dar para melhorar a sua experiência no exterior:
Agora, é só se planejar e se jogar nessa experiência incrível! E lembre-se: estamos sempre aqui caso tenha dúvidas sobre algo.